Obstipação na Gravidez – O que é, Causas e Tratamentos

Porém, existem coisas menos boas, uma vez que durante essa fase ocorrem distúrbios vários que podem comprometer o bem-estar da grávida.Uma delas é a obstipação durante a gravidez. Um dos desconfortos mais frequentes que ocorrem durante a gravidez. E se a mulher já tinha tendência a ficar obstipada antes de engravidar, então o quadro normalmente intensifica-se durante o período da gestação.

Trata-se de um problema a que se deve dar particular importância pois com a gravidez, o organismo da mama tem que garantir que todos os nutrientes são absorvidos e para isso um trânsito intestinal funcional é essencial. Então, confira Obstipação na Gravidez – O que é, Causas e Tratamentos.

Causas da Obstipação na Gravidez:

A principal causa da obstipação na gravidez são as alterações hormonais que acontecem no organismo durante a gravidez. Dá-se um aumento da concentração da progesterona que tem como função principal a de tornar o útero materno mais extensível para suportar o feto. Mas a progesterona também relaxa a musculatura lisa de todo o organismo, logo dos intestinos e das paredes dos vasos, o que significa que a matéria fecal atravessará o organismo mais lentamente. Como consequência disso, as paredes intestinais absorvem uma grande quantidade da água contida nas fezes, que ressecam e ficam duras.

Adicionada a esta importante causa existem outros factores que podem agravar a situação, tais como uma alimentação pobre em fibras, inatividade física ou os suplementos de ferro que muitas vezes têm de ser administrados e que podem ter como efeito secundário a obstipação na gravidez.

Sintomas da Obstipação na Gravidez:

Os sintomas de Obstipação na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes de Obstipação  na gravidez são:

» Cólicas,
» Rigidez abdominal,
» Inchaço,
» Desconforto abdominal.
» A obstipação na gravidez também pode ser tratada com a ingestão de medicamentos laxantes ou supositórios que só devem ser tomado com prescrição médica.

Tratamento Para Obstipação na Gravidez:

Tratamento para obstipação na gravidez é bem simples. A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, o problema resolve-se ou atenua -se substancialmente pondo em prática algumas medidas simples e naturais. E ao contrário do que se possa pensar, a solução não está na toma de laxantes (até porque podem provocar contrações indesejadas) mas sim, pelo aumento do consumo de alimentos ricos em fibras e fluidos que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Para além disso, existem determinados alimentos que devem ser evitados.