GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

 

São especialidades  da medicina que fundamentalmente cuidam da saúde da mulher.

 

> O Ginecologista  normalmente  inicia  os  cuidados  das mulheres a partir da menarca  (primenira menstruação), quando  pode  ocorrer de  forma habitual ou com alguns transtornos que são diagnosticados neste período da vida da mulher.

Na fase da adolescência  esta  presente  nos  cuidados de alterações  hormonais que geralmente cursam com alterações das menstruações, bem como o inicio das orientacões de contracpções para evitar as gravidezes não planejadas.

> Na fase mulher  adulta  zela  pela saúde de  uma  forma  global,  pois  normalmente é  procurado    para     esclarecer  os  mais  variados  sintomas, podendo se necessário encaminhá-lo para as outras especialidades.   Ainda nesta fase cuida do fenômeno mais  precioso da vida, que é a geração de uma nova vida através de uma gravidez, acompanhando atentamente nas consultas de pré-natal a evolução da gestação.  Às  vezes, de   maneira inesperada, surgem patologias nas mulheres que também necessitam do acompanhamento e eventualmete de intervenções clinica-cirurgicas, onde o ginecologista esta habilitado a cuidar.

> Já na fase da melhor idade, o ginecologista acompanha as mulheres, fazendo também os cuidados rotineiros e ajudando a amenizar os sintomas climatérios (fogachos, friachos, sudoreses e outros ).

> Então, reafirmando a frase  inicial, o ginecologista será além de médico, um amigo da mulher, pois poderá acompanhá-la por alguns anos no curso da sua vida.